COMLEM

COMLEM
Aqui compatilharemos alegrias, vitórias e nosso sucesso educacional!

Perfil da comunidade de entorno

Canavieiras é uma cidade pequena que faz limites territoriais com Una, Santa Luzia, Mascote, Belmonte e o Oceano Atlântico. Possui área de aproximadamente 1381 km2 e segundo dados do IBGE, a população residente em 1º de abril de 2007, é de 35.855 habitantes.

Canes, como é chamada carinhosamente por todos, é uma ilha fluvial banhada pelo Oceano Atlântico o que proporciona as atividades pesqueiras. Cidade de belíssimas praias, cercadas por coqueiros, utiliza suas festas populares e passeios fluviais, com parada obrigatória para o famoso banho de lama negra medicinal, para atrair turistas de diversas regiões.

A dificuldade de se encontrar emprego é um fator que atinge diretamente a comunidade escolar, pois muitas vezes, os moradores da cidade necessitam migrar em busca de sustento, normalmente com trabalhos temporários em colheitas de fazendas de outras regiões.

O comercio local é pequeno e sofre muito com a inadimplência. Conseguem manter um padrão de vendas, os grandes comerciantes, e antigos na cidade. Os baixos salários que muitas vezes atrasam, dificultam o giro de capital no comercio local. As pessoas de melhor poder aquisitivo preferem investir no comércio de cidades próximas, como Ilhéus e Itabuna, que possuem mercadorias de melhor qualidade e menor preço.

A cidade possui boa infra-estrutura na parte de educação e tem investido na saúde, principalmente na reforma do hospital, mas ainda falta muito. Dependendo da gravidade do caso, os pacientes são submetidos a uma viagem de 2 horas para serem transferidos ao hospital de Ilhéus, o que para um paciente em estado grave pode definir um tempo de vida ou morte. Precisa melhorar calçamento a rede de esgoto, porque quando chove a cidade fica alagada. Em alguns bairros, a população fica impossibilitada de sair de casa.

O transporte de massa são as bicicletas e motos, com circulação de poucos carros. Não possui ônibus para transporte de passageiros na cidade, e também não há necessidade para isso, por não se tem grandes distâncias a se percorrer. Vê-se grande parte da população desempregada ou semi-empregada, sofrendo com as dificuldades financeiras e vivendo em difíceis condições de moradia.